Tenossinovite de De Quervain

A tenossinovite de De Quervain é uma causa muito comum de dor no punho e na mão. Manifesta-se do lado radial do punho, próximo a base do polegar e é causada pela inflamação dos tendões contidos dentro do primeiro compartimento extensor (extensor curto e abdutor longo do polegar).

Além da dor, também é comum o edema local e a dificuldade em realizar movimentos com o polegar e com o punho, sendo mais prevalente em pacientes do sexo feminino.

O diagnóstico geralmente é clínico após avaliação detalhada por um especialista em cirurgia da mão.
Entre as causas da tenossinovite estão a sobrecarga e realização de movimentos repetitivos, podendo ter relação também com doenças sistêmicas como o diabetes e o hipotireoidismo, por exemplo. É bastante comum o surgimento dos sintomas durante a gestação ou durante o período de amamentação.

O tratamento geralmente é conservador e o objetivo principal é o controle do processo inflamatório dos tendões, alívio dos sintomas e prevenção de novos episódios. Geralmente lançamos mão de imobilização do polegar e do punho com órteses, medicações anti-inflamatórias e reabilitação com terapia ocupacional. Em casos específicos, às vezes é necessário realizar infiltração local com corticóides.

Quando o tratamento conservador não é eficaz, a solução muitas vezes é a cirurgia. Nela é feita a abertura do primeiro compartimento extensor e liberação dos tendões inflamados, com melhora dos sintomas após a cirurgia.

O acompanhamento pós operatório é fundamental para o sucesso do procedimento e deve ser realizado por um especialista em cirurgia da mão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *