Rizartrose
Rizartrose é a artrose ou artrite que ocorre na base do polegar, mais especificamente na articulação da base do primeiro metacarpo com o osso trapézio, local que sofre sobrecarga, principalmente durante o movimento de pinça.
O desgaste da articulação acaba causando dor na base do polegar e limitação da mobilidade. Nos casos mais avançados pode levar ao surgimento de deformidade local (deformidade em zig zag, por exemplo) e comprometimento funcional importante da mão.
O grau de comprometimento articular é avaliado por exames de imagem como as radiografias, porém nem sempre está relacionado ao nível de sintomas do paciente. A avaliação por um especialista em mão e microcirurgia é fundamental pois o tratamento é baseado nos sintomas do paciente e não no nível de desgaste da articulação.
O paciente, além da dor, se queixa de dificuldade ou fraqueza ao realizar movimentos de pinça ou de preensão de objetos. Pode ocorrer também estalidos e crepitações na região e limitação da mobilidade do polegar.
Tratamento
O tratamento conservador é geralmente a primeira escolha, através do uso de medicações analgésicas, imobilizadores, reabilitação e fortalecimento específico da musculatura da mão com terapia ocupacional.
O controle da dor também pode ser feito através da realização de infiltrações locais com corticóides, em casos selecionados. A reabilitação tem como funções principais a melhora da função e retardar a evolução da doença.
Para casos refratários, o tratamento cirúrgico está indicado, através da reconstrução dos ligamentos acometidos com enxerto tendíneo, com ou sem ressecção do trapézio e realização de suspensoplastia.
Osteotomias, artrodeses e outras técnicas cirúrgicas também podem ser indicadas, a depender do grau de acometimento. A cirurgia para tratamento da rizartrose deve ser realizada sempre por um especialista em cirurgia da mão.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!