Doença de Dupuytren
A Doença ou Moléstia de Dupuytren, também conhecida como Fibromatose Palmar, é uma patologia benigna que acomete a fáscia palmar e digital (tecido localizado abaixo da pele da palma da mão).
A principal característica é a formação de nódulos ou cordas de tecido endurecido que podem causar dor ou retração dos dedos e articulações. Não há uma causa bem definida, podendo ter relação com um componente genético ou outros fatores como etilismo, tabagismo, diabetes e uso de medicações anticonvulsivantes.
Indivíduos de origem caucasiana e com história familiar da doença podem ser mais acometidos. Atividades braçais envolvendo microtraumas de repetição nas mãos (vibração, por exemplo) podem estar relacionadas ao aparecimento da doença também.
Há uma relação com patologias semelhantes que acomentem os pés (Ledderhose) ou o pênis (Peyronie).
Sinais e Sintomas
O sinal inicial costuma ser geralmente o aparecimento de um ou mais nódulos na região da palma das mãos, muitas vezes acompanhado de dor local.
Com o tempo os nódulos vão aumentando de tamanho e formando cordões ou cordas na direção dos dedos.
O encurtamento dessas cordas leva a retração do dedo e de suas articulações, causando deformidade e limitação funcional causada pela contratura. Isso ocorre de forma progressiva, com velocidade que varia de paciente para paciente.
É mais comum o acometimento do dedo anelar e mínimo, mas a doença pode acometer todos os dedos.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, portanto a avaliação deve ser realizada por um especialista em Cirurgia da Mão para realização de um exame físico detalhado e identificação correta da patologia e indicação do tratamento.
Exames complementares são raramente necessários e geralmente são solicitados apenas para esclarecer dúvidas diagnósticas.
Tratamento
O tratamento da Moléstia de Dupuytren é baseado nos sintomas.
Pacientes assintomáticos e que não apresentam contraturas importantes nos dedos são tratados de forma expectante, ou seja, apenas com observação da eventual progressão dos sintomas.
Nos quadros de dor importante e/ou de retração importante dos dedos e articulações, a única opção disponível em nosso país é o tratamento cirúrgico.
O tratamento cirúrgico pode ser realizado de diversas formas, uma vez que existem diversas técnicas descritas, dependendo do grau de acometimento de cada paciente e das deformidades associadas.
Além dos riscos cirúrgicos habituais, outro risco importante é o de recidiva (retorno) das lesões, sendo muito importante a manutenção do acompanhamento com um especialista.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!