Cortes nas Mãos
Quem nunca cortou os dedos ou a mão ao utilizar uma faca ou quebrar um copo de vidro? Os trabalhos manuais, as atividades domésticas e mesmo algumas atividades esportivas deixam nossas mãos muito expostas e vulneráveis.
Na maioria das vezes ocorre uma lesão apenas na pele, onde um curativo ou alguns pontos resolvem o problema.
Mas nem sempre é assim… Cortes mais profundos podem lesar estruturas importantes como artérias, nervos e tendões. Um corte com serra, por exemplo, pode levar até a amputação de um dedo.
O principal meio de evitar essas lesões ainda é a prevenção: uso de equipamentos de proteção ao manusear serras e nunca desativar os dispositivos de segurança dessas máquinas, atenção redobrada ao manusear objetos cortantes e nunca permitir que crianças utilizem esses tipos de objeto.
Em caso de acidentes
Caso um acidente aconteça, é importante que as medidas adequadas sejam adotadas para que se tenha o melhor tratamento e resultado possível:
- Mantenha a calma;
- Enrole o ferimento com curativo ou pano limpo para controlar o sangramento, aplicando pressão local, mas sem garrotear o membro;
- Procure atendimento médico o mais rápido possível, de preferência onde tenha um médico ortopedista;
- Mantenha o jejum (não se deve beber água ou comer nada após acidentes até que se avalie se um procedimento cirúrgico de urgência será necessário)
- Não aplique nenhuma substância no local da lesão. Isso pode causar lesões nos tecidos locais ou ainda aumentar o risco de infecção. No máximo, lave com água corrente ou soro fisiológico;
- Mesmo que pareça apenas um ferimento na pele, nunca postergue a avaliação adequada com um especialista em Cirurgia da Mão. Estruturas nobres como nervos, tendões e alguns ligamentos das mãos necessitam de tratamento cirúrgico o mais precoce possível para evitar sequelas e perda de função.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!