Cisto Sinovial
Muitos já se depararam com nódulos ou massas que aparecem na região do punho. Além do desconforto estético, muitas vezes ocorre dor local e limitação para atividades físicas que envolvem o apoio com as mãos. O diagnóstico mais comum é o Cisto Sinovial. É mais prevalente em mulheres e na maioria das vezes ocorre entre os 15 e os 40 anos de idade.
Características, causas e sintomas
O cisto sinovial é uma lesão benigna que pode aparecer em qualquer região da mão, mas o local mais comum é mesmo na região dorsal do punho.
Por ser uma lesão benigna, não traz risco a saúde, porém é importante a avaliação com um especialista em Cirurgia da Mão para que seja confirmado o diagnóstico e indicado o melhor tratamento.
Não existe causa bem definida para o aparecimento desses cistos, mas pode ter relação com traumas repetitivos ou lesões ligamentares na região.
Cistos muito grandes causam prejuízo estético, mas não necessariamente causam dor. Em contrapartida, muitas vezes a origem de dores nos punhos pode ser um cisto pequeno e oculto.
Outra característica interessante é a variação de tamanho que pode ocorrer ao longo do dia. Isso ocorre pois grande parte dos cistos tem comunicação com a articulação e o maior ou menor movimento dela contribui para o aumento ou diminuição do tamanho do cisto.
Diagnóstico
O diagnóstico inicial pode ser feito pelo exame físico detalhado realizado por um especialista em Cirurgia da Mão e pela história clínica do paciente.
Exames de imagem como o Ultrassom e a Ressonância Magnética são úteis para a confirmação do diagnóstico e, principalmente, investigar patologias associadas, além de auxiliar no planejamento do tratamento.
Tratamento
Por ser tratar de uma patologia benigna, o tratamento é baseado nos sintomas.
Uma vez confirmado o diagnóstico de cisto sinovial, sua remoção não é obrigatória.
Em pacientes sem queixas estéticas ou dolorosas, a observação é possível, sem necessidade de nenhuma outra intervenção.
Nos pacientes sintomáticos e que se incomodam com o cisto, existe a possibilidade de realizar uma punção e aspiração do seu conteúdo, diminuindo seu tamanho. Porém, nesse procedimento, há uma maior chance de recidiva (retorno) do cisto.
Há ainda a possibilidade de remoção cirúrgica da lesão que pode ser realizada de forma tradicional (aberta), onde é feita um incisão e retirada do cisto ou, em casos selecionados, de forma minimamente invasiva (artroscopia), onde se introduz uma câmera no interior da articulação para visualização da origem da lesão e retirada da mesma.
O tratamento cirúrgico diminui a chance de retorno do cisto, mas ainda assim isso pode ocorrer.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!