Síndrome do túnel do carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma das patologias mais frequentes que acometem as mãos.

Nada mais é do que a compressão de um nervo chamado mediano na região do punho, onde fica localizado o canal ou túnel do carpo.

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

Um dos sintomas da síndrome é o formigamento das mãos, principalmente durante a noite ou durante movimentos repetitivos, acometendo o polegar, dedo indicador e dedo médio principalmente.

Em casos mais avançados, os sintomas podem ser acompanhados de fraqueza e atrofia da musculatura da mão, que pode levar a incapacidade funcional.

Um dos sintomas da síndrome do túnel do carpo é o formigamento das mãos.

Um dos sintomas da síndrome do túnel do carpo é o formigamento das mãos.

Possíveis causas

A compressão do nervo mediano é mais frequente em mulheres na 4a e 5a décadas de vida (40-50 anos de idade) e pode estar associada a alguns fatores de risco como: diabetes mellitus, hipotireiodismo, etilismo, obesidade e doenças reumatológicas, como a artrite reumatóide por exemplo (às vezes sendo o sintoma inicial dessas doenças).

No caso de identificação de doenças relacionadas, é extremamente importante o tratamento associado dessas patologias ao tratamento da síndrome.

Muitas vezes as causas da síndrome podem não estar relacionadas a doenças, mas apenas a fatores ocupacionais, podendo acometer as duas mãos.

Tratamento

O tratamento pode ser feito de maneira conservadora nos casos leves, através do uso de imobilizadores (órteses) de repouso, terapia ocupacional (reabilitação), fortalecimento e medicações específicas. A mudança de atividade pode ajudar também, assim como a melhora da postura e da ergonomia.

Alguns casos mais avançados ou onde o tratamento conservador foi ineficaz, a indicação é de cirurgia através da liberação do túnel do carpo por técnica aberta (tradicional) ou endoscópica (minimamente invasiva).

É importante iniciar o tratamento o quanto antes para evitar o agravamento do quadro, além da avaliação de um especialista em cirurgia da mão para determinar qual o tratamento adequado para cada caso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *